Podem os desenhos atuais de mercado acompanhar as novas tecnologias? Uma leitura do artigo “The Three Waves of U.S. Reforms”, de Benjamin F. Hobbs e Shmuel S. Oren.

Por Luíza Bastos Ribeiro e Marina Dietze

A última edição da IEEE power & energy magazine, publicada no primeiro bimestre de 2019, traz o artigo intitulado “The Three Waves of U.S. Reforms”, em que Hobbs e Oren traçam um panorama das mudanças por que o mercado de energia  dos EUA passou ao longo dos anos. Com isso, os autores chamam a atenção para o impacto que novas tecnologias têm nos desenhos de mercado e nas mudanças que sofrem.

De olho nos desenhos atuais de mercado e movidas pela pergunta acerca da sua capacidade de acompanhar novas tecnologias que têm o potencial de mudar completamente a rede nos próximos anos, Luíza Bastos Ribeiro e Marina Dietze, ambas pesquisadoras do LAMPS, gravaram este vídeo em que tratam do artigo sob a ótica dessa questão em particular.

<https://youtu.be/lyNMhI0q738>

Para acessar o artigo que deu origem a essa discussão, cliquem aqui.

O vídeo foi apresentado como uma das tarefas da disciplina Economia da Energia Elétrica, ministrada pelo professor Alexandre Street no departamento de engenharia elétrica da PUC-Rio. Para ter ver a playlist com outros vídeos de outros trabalhos, acessem o Canal LAMPS PUC-Rio no youtube.