“Electricity Market Design at PUC-Rio”: Workshop sobre desenhos de mercado e oferta de preços com Luiz Barroso (PSR Consultoria, Brasil) e Francisco Muñoz (Universidad Adolfo Ibañez, Chile) em 22 de janeiro na PUC-Rio

Todo ano, a disciplina Economia da Energia, ministrada pelo Prof. Alexandre Street no Programa de Pós-graduação do Departamento de Engenharia Elétrica da PUC-Rio, promove um workshop aberto ao público para encerrar o curso. Depois do grande interesse despertado pelo último evento (evento do ano passado), este ano demos sequência às discussões sobre desenhos de mercado com a casa cheia. O CEO da PSR Consultoria e ex-presidente da EPE, Luiz Augusto Barroso, e o Prof. Francisco Muñoz, da Universidade Adolfo Ibañez (Chile), especializado em desenhos de mercados elétricos, lotaram o nosso maior auditório.

Barroso apresentou o tema “Mecanismo de formação de preços: Alternativas para despacho por ofertas e desafios”. Já Muñoz apresentou, em inglês, a palestra intitulada "Market design for low-carbon and flexible systems". Ao final, ambos debateram e esclareceram diversas dúvidas da platéia. Temas como uma possível transição para um mercado de eletricidade por ofertas no Brasil, monitoramento do poder de mercado, interação entre mercado spot e mercado de contratos, taxas de carbono e a importância dos preços de tempo real prenderam a atenção da platéia do começo ao fim. A discussão foi moderada pelo Prof. Street e contou com ilustres figuras do setor elétrico, como o CEO da Energisa Ricardo Botelho. Também estavam presentes e contribuindo com as discussões diversos colaboradores do ONS (operador nacional do sistema), EPE (Empresa de Pesquisa Energética do governo), empresas do setor e alunos de graduação e pós-graduação.

O workshop aconteceu no dia 22 de janeiro, das 9h às 13h, no Auditório do RDC (segundo andar do edifício Rio Data Centro - RDC).

As apresentações estão disponíveis em formato PDF:

[Download da Apresentação Luiz Barroso], [Download da Apresentação do Francisco Muñoz]