III Workshop em Desenhos de Mercado LAMPS/PUC-Rio: A Entrada do Preço Horário da Energia Elétrica

Na noite da última quinta-feira, 25 de junho, o LAMPS realizou o III Workshop em Desenhos de Mercado, desta vez online, com a presença virtual de mais de 600 participantes.

Assista ao evento completo aqui, no canal do LAMPS no youtube.Na ocasião, Alexandre Zucarato (Diretor de Planejamento, ONS), Luiz Augusto Barroso (CEO, PSR-Consultoria), Marcelo Loureiro (Conselheiro, CCEE) e Alexandre  Street (professor da PUC-Rio e coordenador do LAMPS) promoveram um debate necessário e bastante produtivo acerca da entrada do preço horário e seus impactos no mercado de energia elétrica .

Está prevista para janeiro de 2021 a adoção do preço horário na operação do mercado brasileiro de energia elétrica. Conforme ressalta o Prof. Street, essa é uma discussão extremamente importante para o país nesse momento. “A formação de preços é a pedra angular no desenho de qualquer mercado de curto prazo funcional. A entrada do preço horário induzirá a criação de novos produtos e impactará em todos os demais segmentos, afetando diretamente a atratividade do setor e os incentivos para os agentes.”

O debate cobriu o assunto de forma aplicada. No evento, foram discutidas diferentes visões sobre tópicos que vão desde a operação de curto prazo, novos formatos de contratos e oportunidades para novos negócios, assim como a formação de preços por ofertas.

Aos interessados, disponibilizamos também as apresentações de Luiz Barroso e Alexandre Street.

Até a próxima!