Workshop ENEVA Comercializadora + LAMPS/PUC-Rio: vídeo e apresentação

Na última quarta-feira, 26 de agosto, o LAMPS realizou, ao vivo no Youtube, o workshop ENEVA Comercializadora + LAMPS/PUC-Rio – Preço horário: expectativas, desafios e oportunidades, com cerca de 600 acessos.

Assista ao evento completo aqui, no canal do LAMPS no Youtube.Na ocasião, Carlos Ratto (BBCE), Fabio Zenaro (B3), Alexandre Lopes (ABRACEEL), Fillipe Soares (ABRACE), Camila Schoti (ENEVA Comercializadora) e o Prof. Alexandre Street (LAMPS/PUC-Rio) falaram sobre sua experiência e perspectivas acerca da transição para o preço horário.

Antes do debate, Luíza Ribeiro, pesquisadora do LAMPS, apresentou um pouco do que o laboratório vem desenvolvendo sob o patrocínio da ENEVA Comercializadora, introduzindo de maneira esclarecedora o tema em questão.

Acesse aqui o pdf da apresentação.A formação de preços é a pedra angular no desenho de qualquer mercado de energia. Em janeiro de 2021, o Brasil deverá migrar do preço semanal por patamar de carga para preços horários – um importante passo na modernização do setor, que vai na direção de mercados mais maduros e consolidados.  Ainda assim, existem muitas incertezas sobre a reação do mercado a essa mudança no curto e longo prazo, sobre os novos produtos que surgirão e como a agenda regulatória do setor avançará nesse âmbito.

Ao criar espaços como este, fomentando o compartilhamento das experiências e expectativas de diferentes players do mercado, visamos promover a discussão crítica e propositiva sobre o mercado de energia, aproximando academia, indústria e sociedade.

Até a próxima!