Nesta quarta-feira, Marcelo Ruas defende sua tese, intitulada “Quantile-based time series models for renewable generation probabilistic forecasting”

Marcelo Ruas, pesquisador do LAMPS e aluno no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da PUC-Rio defende sua tese de doutorado às 14h desta quarta-feira, 17/04, no DEE (sala 401 do Edifício Cardeal Leme).

Resumo
Produzir previsões probabilísticas de Recursos Renováveis é um tópico de interesse em aplicações de Sistemas de Energia. Neste trabalho, foca-se em gerar cenários futuros de geração de energia eólica, apesar que de que os métodos propostos podem ser aplicados diretamente para outras fontes de recursos. A maior parte dos métodos de séries temporais utilizados para produzir tais previsões baseia-se na hipótese de erros gaussianos ou distribuição gaussiana; no entanto, em aplicações práticas, principalmente aquelas relacionadas à análise de risco, requerem modelos não-gaussianos com foco nas caudas. Assim, neste trabalho, desenvolve-se uma classe de modelos de séries temporais baseados numa função de distribuição condicional não-paramétrica e ambos métodos de estimação e simulação são desenvolvidos. A distribuição condicional é formada conectando um vetor de quantis estimados conjuntamente. O primeiro modelo considera quantis como uma função linear das suas variáveis exógenas com dupla regularização: uma para criar um conjunto de quantis com suavização e outro para seleção de variáveis. O segundo modelo é uma função não paramétrica das exógenas definida ponto a ponto e suavizada através de um filtro na sua segunda derivada. Pela ideia de modelo proposto, os quantis estimados estão conectados, criando a ideia de um modelo de distribuição condicional único. Estudos de casos com dados reais de produção de energia eólica do nordeste brasileiro ilustram as vantagens e propriedades dos modelos e discussões são conduzidas.

Banca Examinadora
Alexandre Street (orientador)
Cristiano Fernandes (co-orientador)
Álvaro Veiga
Bruno Flach
Davi Valadão
Fernando Cyrino
Geraldo Veiga
Marcelo Medeiros