Modelo interno (seguros e previdência): Otimização simultânea do capital baseado em risco e da carteira de ativos

Bolsa de auxílio a pesquisa: Fundación Mapfre

mapfre

Resumo:

Este projeto tem como foco a inovação tecnológica, produção científica e aplicação prática das técnicas desenvolvidas. Pretende-se desenvolver pesquisa de ponta em seguros, previdência e otimização sob incerteza, com foco em maximizar o retorno das seguradoras e minimizar o risco de insolvência. Assim, pretendemos que o modelo traga um impacto econômico no mercado segurador, com o aumento dos retornos dos acionistas, e um impacto social, haja vista que com a redução da probabilidade de insolvência os compromissos futuros dos segurados tendem a ser honrados.

O projeto de pesquisa engloba o desenvolvimento teórico e aplicação prática do modelo de otimização do capital baseado em risco. O modelo e a ferramenta desenvolvidos neste projeto possuem potencial de inovação tecnológica com contribuição direta para o setor de seguros e previdência.

O objetivo principal é a construção de um modelo interno de mensuração do valor de requerimento de capital de solvência (solvency capital requirement - SCR) visando uma alocação ótima da carteira de ativos da companhia de seguros. Portanto, por meio de otimização sob incerteza, nosso modelo procurará uma carteira ótima de ativos que minimize o capital baseado em risco.

Para tal, modelaremos todas as incertezas inerentes aos ativos e passivos, tais como taxa de juros, retorno das ações, retorno de imóveis, mortalidade, ganho de longevidade e cancelamento, considerando a estrutura de dependência desses riscos. Assim, como as flutuações dessas incertezas serão mensuradas em conjunto, os riscos de subscrição e mercado serão também avaliados simultaneamente, considerando sua dependência. Ademais, por se tratar de um modelo de alocação dinâmica, todos os fluxos de ativos e passivos serão estimados dentro do universo temporal do estudo.

Estimados os fluxos de caixa, iremos determinar certas restrições técnicas e operacionais para definição dinâmica da política de investimento da seguradora. Dessa forma, como essa política de investimentos considera as incertezas inerentes a cada ativo e passivo envolvidos, o modelo interno também fará a gestão de ativos e passivos (ALM), estando em linha com as diretrizes do Solvência II.