Incorporando a incerteza de contingências e de variações climáticas na contratação ótima dos montantes de uso (MUST/D) em redes com forte inserção de geração distribuída renovável

Projeto de P&D entre Energisa e LAMPS-PUC-Rio
P&D ANEEL - 00405-1701/2017

Desenvolvimento de um sistema computacional capaz de considerar o efeito das incertezas das contingências e variabilidade climática no planejamento da contratação do MUST/D (Montante do uso do sistema de transmissão/distribuição) em redes com forte inserção de geração distribuída renovável.

A equipe da PUC-Rio é composta por 3 professores associados do departamento de engenharia elétrica, 1 aluno de iniciação científica de graduação, 1 aluno de mestrado, 1 aluno de doutorado e 2 pesquisadores de pós-doutorado.

Equipes da Enegisa e do LAMPS no primeiro workshop do projeto, realizado em junho de 2017 na PUC-Rio.

Os principais tópicos de pesquisa são:

1. Modelagem de séries temporais em múltiplas escalas
  2. Simulação de Monte Carlo
  3. Fluxo de Potência
  4. Simulação de contingências
  5. Equivalentes de redes
  6. Análise de risco
  7. Otimização estocástica

Os trabalhos desenvolvidos com o apoio do Grupo Energisa através do projeto até o momento são:

Artigos completos publicados em periódicos

MANCILLANDAVID, F.; ANGULO, A.; STREET, A. "Power Management in Active Distribution Systems Penetrated by Photovoltaic Inverters: A Data-Driven Robust Approach. IEEE Transactions on Smart Grid, 2019 [Download]

HOELTGEBAUM, HENRIQUE; STREET, ALEXANDRE; FERNANDES, CRISTIANO. “Generating Joint Scenarios for Renewable Generation: The Case for non-Gaussian Models with Time-Varying Parameters”. IEEE TRANSACTIONS ON POWER SYSTEMS, v. 33, no6, novembro de 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

TELLES, E. ; STREET, A. ; MILHORANCE, A. ; SILVA, A. L. . Contratação do uso do sistema de transmissão com aversão a risco considerando incertezas das redes elétricas. In: XXV Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), 2019, Belo Horizonte. XXV Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 2019.

BODIN, G. ; SAAVEDRA, R. ; STREET, A. ; FERNANDES, C. A. C. . Método de geração de cenários de longo prazo para a carga horária. In: XXV Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), 2019, Belo Horizonte. XXV Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 2019.

MILHORANCE, A.; SILVA, N. S. M.; TELLES, E. ; LEITE DA SILVA, A. M.; STREET, A. Contratação Ótima dos Montantes de Uso do Sistema de Transmissão via Equivalentes Estáticos Flexíveis e Fluxo de Potência Estocástico. In: XXII Congresso Brasileiro de Automática – CBA 2018, 2018, João Pessoa. Anais do Congresso, 2018.

TELLES, E.; SAAVEDRA, R.; BODIN, G.; SILVA, T.; MILHORANCE, A.; COELHO, C. A.; STREET, A.; e LEITE DA SILVA, A.M. Estratégia de Contratação do Uso do Sistema de Transmissão com Aversão a Risco. In: L SBPO – Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2018, Rio de Janeiro. Anais do L SBPO, 2018BODIN, G.; SAAVEDRA, R.; TELLES, E.; SILVA, T.; MILHORANCE, A.; COELHO, C. A.; STREET, A.; LEITE DA SILVA, A. M. Simulando Cenários de Demanda em Baixa e Alta Frequência em um Framework Unificado Parte II: Simulação em Alta Frequência. In: L SBPO – Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2018, Rio de Janeiro. Anais do L SBPO, 2018.

SAAVEDRA, R.; BODIN, G.; TELLES, E.; SILVA, T.; MILHORANCE, A.; COELHO, C. A.; STREET, A.; LEITE DA SILVA, A. M. Simulando Cenários de Demanda em Baixa e Alta Frequência em um Framework Unificado – Parte I: Simulação em Baixa Frequência.In: 50º SBPO – Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2018, Rio de Janeiro. Anais do L SBPO, 2018.