Workshop PUC-Rio LAMPS Energy Markets 2023

Only in Portugues:

No dia 19 de junho (segunda, 8:30 às 12:30, no auditório do RDC da PUC-Rio) o Departamento de Engenharia Elétrica organizou mais uma edição do Workshop LAMPS Energy Markets aqui na PUC-Rio.

O evento foi transmitido ao vivo e o vídeo pode ser encontrado no seguinte link: https://ecoa.puc-rio.br/workshop-lamps-puc-rio-energy-markets

Nossos convidados foram a Camila Maia (Jornalista da MegaWhat), o Prof. Edvaldo Santana (Prof. Titular aposentado da UFSC, ex diretor presidente da ANEEL e CEO da NEAL) e o Alexandre Kenji (Auditor Federal de Controle Externo no TCU). Neste evento, realizado como uma aula aberta da disciplina Economia da Energia (da pós da Eng. Elétrica), reunimos alunos, professores e agentes do setor elétrico para discutir o planejamento da operação, a governança dos modelos do setor elétrico e os impactos no consumidor. O evento teve um foco especial na recente auditoria do TCU (https://lnkd.in/dkzbC8c7) e nos possíveis impactos nos agentes decorrentes das questões listadas na auditoria. Falamos sobre o papel das fontes, representações de restrições horárias nos modelos de longo prazo e seus impactos no consumidor e na atratividade do setor.

Organizado por: Prof. Alexandre Street, Departamento de Engenharia do CTC/PUC-Rio e coordenador do LAMPS (Laboratory of Applied Mathematical Programming and Statistics/PUC-Rio).

Material:

Alguns links para os eventos anteriores:
Programação:  
8h30: Recepção
9h00: Ciclo de apresentações curtas (até 20 min) de cada convidado,
10:20: Coffee break
10:40: Mesa de discussões de aproximadamente 1h e meia.
12:10 a 12:30: Fechamento