Em sua passagem pelo Brasil, David Pozo, colaborador do LAMPS e professor do Skolkovo Institute of Science and Technology, apresenta seu trabalho em parceria com o Prof. Street e o doutorando Alexandre Velloso intitulado “Um modelo probability-free para o planejamento do sistema elétrico sob alta incerteza”

A apresentação será às 14h desta quinta-feira, 10 de agosto, na sala Multimeios do Departamento de Engenharia Elétrica da PUC-Rio *

Resumo
Visando promover a expansão da geração de energia renovável, propomos um arcabouço matemático baseado em Distributionally Robust Optimization (DRO) para o problema de planejamento da expansão sob incerteza de longo e curto prazo. Para tanto, consideramos os casos em que a distribuição de probabilidade da geração renovável é difícil de estimar de maneira precisa e, portanto, desconhecida. O modelo ODR proposto é robusto à pior função de distribuição de probabilidade baseada em um conjunto de informações parciais em relação à distribuição de probabilidade e permite encontrar o plano ótimo de expansão em um framework que independe da definição de uma distribuição específica. Demonstraremos a eficácia desse método de otimização através de um estudo de caso envolvendo um sistema ilustrativo de teste.

Veja aqui a apresentação: DRO-TEP LAMPS

*DEE – Departamento de Engenharia Elétrica