André Lawson, pesquisador do LAMPS, apresenta sua proposta de dissertação de mestrado: "On the impact of hazard-decision stochastic dynamic programming for hydrothermal operation planning"

A apresentação será às 14h desta quinta-feira, 4 de agosto, na sala Multimeios do Departamento de Engenharia Elétrica da PUC-Rio*

Resumo
A Programação Dinâmica Dual Estocástica (PDDE) é atualmente um dos métodos mais utilizados no planejamento hidrotérmico. Todos os trabalhos anteriores neste campo se baseiam numa abordagem do tipo hazard-decision, quando a realidade está mais próxima de um processo do tipo decision-hazard. Tal dissonância entre planejamento e implementação gera um problema de inconsistência temporal, uma vez que decisões planejadas para o futuro podem não ser colocadas em prática sob as mesmas condições. Se por um lado a modelagem hazard-decision permite uma metodologia de solução cenário-decomponível eficiente, por outro, a estrutura decision-hazard proporciona uma solução mais robusta (pessimista), já que a antecipatividade não é considerada. Neste trabalho, o gap de inconsistência relativo à metodologia atual é mensurado, assim como é proposta uma abordagem alternativa para o planejamento hidrotérmico que utiliza uma estrutura de revelação das incertezas e um processo decisório do tipo decision-hazard, aproximando assim o modelo de planejamento da realidade operativa. Ao invés de empregar restrições de não-antecipatividade, o que impossibilitaria a decomposição por cenário de cada subproblema estocástico de dois estágios, a metodologia proposta considera decisões de primeiro estágio como variáveis de estado a serem otimizadas via PDDE. Assim, a complexidade e tempo necessário para se obter uma solução são consideravelmente reduzidos, garantindo ainda a estrutura decisória tipo decision-hazard e não-antecipatividade das decisões de primeiro estágio. Resultados baseados no Sistema Integrado Nacional (SIN) indicam que tal inconsistência pode levar a um aumento considerável da geração de termelétricas mais caras, causando maior volatilidade nos preços de curto prazo e um aumento no custo total de operação. Desta forma, a solução metodológica proposta, baseada na abordagem decision-hazard via espaço de estado aumentado, constitui contribuição relevante e oportuna tanto para práticas na indústria quanto para o estado-da-arte da literatura utilizada para o planejamento da operação hidrotérmica sob incerteza.

*DEE – Departamento de Engenharia Elétrica
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, sala 401 – Gávea